Publicado em Atividades da BE em articulação - 1ºCiclo

O SONHO DE ABRIL

“A liberdade não se ganha, merece-se”

(Aluno do 4.º ano de Montes Claros)

Na passada segunda feira, as professoras Fernanda Braz e Luísa Ivo estiveram nas escolas de Montes Claros e de Coselhas com os alunos do 4.º ano, para dinamizar uma sessão sobre o 25 de abril de 1974.

Após um breve diálogo introdutório, que permitiu contextualizar a Revolução de Abril, os alunos assistiram à projeção de apontamentos de filmes da época, fragmentos de músicas de intervenção, cartazes e murais, com o objetivo de recolherem palavras de ordem de há 43 anos e compreenderem o seu significado.

Também através de uma seleção denominada “Palavras de Abril”,  da etimologia de alguns vocábulos como “democracia”, “voto” e “liberdade”, os alunos foram habilmente guiados na compreensão do significado histórico da Revolução de 25 de Abril de 1974, sobre o seu alcance para a vida coletiva dos portugueses ao fim de mais de quatro décadas de convivência livre e democrática.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Seguiu-se uma oficina de escrita, tendo sido pedido aos alunos que registassem o que sabiam sobre o tema. Frases como “Portugal recuperou a liberdade graças à coragem, à resistência do povo e às armas dos militares” ou “Ganhámos a liberdade, a paz e a democracia”, “Portugal aprendeu que a liberdade é maravilhosa” foram escritas e debatidas pelos alunos.

A sessão terminou com um momento musical: entoou-se a música que se tornou num hino da Revolução de 1974, Grândola, Vila Morena de José Afonso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s