Publicado em Atividades da Biblioteca

Ateliês de Poesia Visual na Biblioteca Escolar

Na sequência da Hora do Conto com leitura de poemas de Jorge de Sousa Braga e José Jorge Letria, nos dias 20 e 21 de fevereiro, houve Ateliês de Poesia Visual com a Professora Bibliotecária Coordenadora Isabel Belchior na Biblioteca Escolar, para as turmas do 3.º e 4.º ano da EB23 Martim de Freitas.

Nos Ateliês de Poesia Visual foram trabalhados os caligramas (um tipo de poesia visual), através de uma ficha de trabalho com exemplos e exercícios que pode ser descarregada aqui: atelie-poemas-visuais.

Os ateliês foram muito divertidos, com uma excelente participação dos alunos, que depois aplicaram toda a sua criatividade na escrita de caligramas para o concurso “Há Poesia na Escola”.

Os poemas visuais ou caligramas dos alunos irão integrar a grande Exposição de Poesia do Dia da Poesia, a 21 de março, na Biblioteca Escolar, e a exposição da Semana da Leitura 2017 na Biblioteca Municipal de Coimbra.

 

 

NB:

Na Poesia Visual as palavras são organizadas como uma espécie de pictograma e representam um símbolo, objeto real ou figura que é a própria imagem principal do poema.

Distingue-se da Poesia Concreta, pois esta organiza-se a partir do espaço do seu suporte, seja ele qual for, abstraindo-se da forma resultante.

Para saber mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Caligrama

https://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia_concreta 

Anúncios

Uma opinião sobre “Ateliês de Poesia Visual na Biblioteca Escolar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s