Publicado em Atividades de Articulação- Grupo disciplinar

Palestra “Dia Internacional da Língua Materna – O Mirandês em destaque” na Biblioteca Escolar

No dia 21 de fevereiro comemorámos o Dia Internacional da Língua Materna com uma palestra na Biblioteca Escolar da EB23 Martim de Freitas, sobre a segunda língua oficial de Portugal, o Mirandês.

A palestra foi dada pela Professora de Português Paula Sá em conjunto com a Professora de Espanhol Milene Ascensão, aos alunos das turmas do 7.ºG e 9.ºB, através de uma apresentação Prezi.

palestra

Nesta palestra, a Professora Paula Sá conduziu os alunos numa viagem pelas raízes etimológicas latinas das duas línguas oficiais faladas em Portugal – o português, língua nacional, e o mirandês, língua regional antiga, reconhecida em 1999 com a Lei n.º 7/99 de 29 de janeiro, com uma Convenção Ortográfica desde essa data.

A Professora Milene Ascensão abordou as quatro línguas nacionais faladas em Espanha e os dialetos e/ou línguas não oficiais, referindo as influências asturo-leonesas do mirandês.

Os alunos assistiram a alguns vídeos e no final da palestra colocaram questões, respondidas por ambas as docentes. Depois, como atividade lúdica, foram distribuídas aos alunos vinhetas extraídas de uma página de O Papiro de César (versão portuguesa) e de L Papiro de César (versão mirandesa), álbum de banda desenhada da mais recente Aventura de Astérix, para tradução comparada.

Alguns dos vídeos extraídos do Youtube a que os alunos assistiram:

Reportagem SIC de 2010 O Mirandês é falado por mais de 15 000 pessoas:

Canal História O Mirandês, a outra língua de Portugal:

Enquanto a língua for cantada (filme de João Botelho):

Nas despedidas, a Professora Bibliotecária Coordenadora Isabel Belchior agradeceu à Professora Paula Sá e à Professora Milene Ascensão terem aceitado o convite para darem tão importante palestra sobre uma língua nacional que se pretende que seja cada vez mais conhecida, e agradeceu a presença e participação dos alunos nesta atividade feita em articulação com a Biblioteca Escolar, referindo ainda que já existem bastantes livros traduzidos em mirandês.

Para saber mais:

Blogue “Studos Mirandeses” do grande tradutor de mirandês Amadeu Ferreira (1950-2015):

                 http://studosmirandeses.blogs.sapo.pt/1294.html

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s