Publicado em Exposições, Recursos Educativos

Era uma vez… no Exploratório de Coimbra

Ciência para quem gosta de histórias

div_web-lcd

“A ciência está por todo o lado. Mas será que também a podemos encontrar no imaginário fantástico das histórias de encantar? Nesta exposição interativa é possível descobrir ciência para lá da moral da história! Com um ambiente mágico, esta é uma exposição alegre, colorida, positiva e irreverente que agrada a crianças e adultos.

A Floresta Encantada é o espaço central da exposição onde as copas das árvores mudam de cor, simulando as estações do ano, onde se podem sentir-se os cheiros da floresta e as texturas dos troncos. Nesta zona mágica parte-se à descoberta de fábulas escondidas nas árvores, como A Cegonha e a RaposaA Cigarra e a Formiga ou A Lebre e a Tartaruga.

Da floresta pode seguir-se para o quintal do João, onde cresceu um Pé de Feijão gigante e é possível descobrir as diferentes variedades desta leguminosa. A próxima experiência permite descobrir os materiais das casas dos Três Porquinhos, mas será possível construir uma casa resistente ao sopro do Lobo? E por falar em lobos, o da história do Capuchinho Vermelho tinha uns olhos muito grandes, a questão é: serviam para ver melhor ou será que os lobos veem de forma diferente de nós?

Nesta exposição de encantar não podiam faltar as princesas! A Gata Borralheira foi à festa e perdeu um dos sapatos de cristal, ou seriam de vidro? Depois de descobrir o material dos sapatos e até coser vestidos para a madrasta, passam-se as mãos pelos colchões para encontrar a dita Ervilha que tanto incomodou a Princesa no seu sono de beleza! Já de dia é hora de perguntar ao “espelho meu, espelho meu”, da Branca de Neve e os Sete Anões, se de facto a beleza é sinónimo de simetria no rosto, ou talvez seja tudo uma questão de narizes! Neste campo não há quem ganhe ao Pinóquio, mas será que é possível enganar o cérebro?

Nesta exposição é ainda possível seguir o rasto de migalhas até à casa de doces de Haensel e Gretel, descobrir quantos sabores consegue detetar a língua e entrar numa verdadeira fábrica de chocolate ou será na gruta do Ali Babá e os 40 Ladrões? Quem descobrir o código secreto pode chegar à arca do tesouro e perceber que afinal nem tudo o que reluz é ouro!

Ao todo são 35 experiências únicas e divertidas que convidam todos a entrar no reino do Era uma Vez… ” (Texto extraído da página “Era uma Vez…” do Exploratório de Coimbra).

Vamos ao Exploratório Centro de Ciência Viva de Coimbra? É uma experiência inesquecível que não podes mesmo perder. A Equipa da Biblioteca Escolar já lá foi e recomenda.

Para acederes ao “website” do Exploratório, clica aqui ou na imagem acima.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s