Posted in Atividades de Articulação- Grupo disciplinar, Concursos

Concurso de Ilustração BE “Cartas da Tabela Periódica”

tp7

Na Semana da Cultura Científica que agora se inicia, para celebrar o facto de a Tabela Periódica de Elementos Químicos estar já completa, com todos os elementos químicos descobertos/sintetizados e nomeados, a tua Biblioteca Escolar, em articulação com o Grupo de Físico-Química e o Grupo de Educação Visual, propõe-te um novo desafio: a criação de personagens para os últimos seis elementos químicos da Tabela Periódica, com inspiração no trabalho da designer norte-americana Kaycie Dunlop (Kaycie D.), de Minneápolis, nos Estados Unidos da América.

Em 2011 foram nomeados dois dos últimos seis elementos da Tabela Periódica: o elemento 114 FlFleróvio (em homenagem ao fundador do Laboratório Flerov da Rússia, o físico nuclear Georgy Flyorov) e o elemento 116 Lv – o Livermório (nome do Laboratório Nacional de Lawrence Livermore, criado pela Universidade da Califórnia, EUA).

Entretanto, foram propostos nomes para os últimos quatro elementos da Tabela Periódica em maio de 2016, e anunciados em 6 de junho do mesmo ano: O elemento número 113 Nh, descoberto por cientistas japoneses, recebeu o nome Nihónio, que vem do nome do país na língua local: “Terra do sol nascente”; o elemento número 115 Mc foi designado por cientistas russos e norte-americanos como  Moscóvio; o elemento número 117 Ts recebeu o nome Tennessino; e, finalmente, o elemento número 118 Og foi nomeado Oganesson (ou Oganessono).

Terminada a consulta pública a 8 de novembro, sem notícias de rejeição dos nomes propostos, poderemos considerar a Tabela Periódica, por ora, completa:

tabela-periodica-novos-elementos

De acordo com um esclarecimento emitido pela IUPAC, os elementos químicos descobertos podem ter nomes de conceitos ou personagens mitológicos, minerais ou substâncias parecidas, sítios ou regiões geográficas, uma propriedade do elemento ou um cientista.

(Clica aqui, aqui, aqui e aqui para saberes mais).

Procura a tua professora de Física e Química, para compreenderes melhor estes elementos químicos, e a tua professora de Educação Visual, para uma orientação na composição da personagem que queres criar.

Visita o blogue da autora KcD Studios , o website onde vende as suas cartas de jogar dos elementos químicos e onde podes ver uma visão geral dos elementos da Tabela Periódica, desenhados por ela.

Regulamento do concurso:

1. O concurso de criação de personagem é aberto a todos os alunos do 3.º Ciclo.

2. A personagem a criar deve representar um dos últimos seis elementos da Tabela Periódica de Elementos Químicos, a saber: os elementos 113, 114, 115, 116, 117 e 118.

3. A personagem a criar deve ser humana, desenhada ao estilo da banda desenhada europeia, norte-americana ou japonesa.

4. A personagem a criar tem de estar associada às características do elemento e/ou do seu nome.

5. As condições acima descritas são obrigatórias. Se as personagens criadas não as cumprirem, não serão consideradas a concurso.

6. A personagem criada deve ser apresentada em suporte papel cavalinho A4, em duas versões: uma versão a preto e branco e uma versão a cores.

7. Podem ser usados lápis de cor, canetas de feltro, aguarela, guache e/ou tinta-da-China.

8. O trabalho de ilustração a apresentar a concurso é individual.

9. Cada concorrente pode apresentar até três trabalhos – três personagens diferentes que representem três elementos diferentes, ou três propostas diferentes para um só elemento.

10. Os trabalhos apresentados a concurso devem ser acompanhados por um curto texto de caracterização da personagem (até 100 palavras).

11. Os trabalhos devem ser devidamente identificados com o nome, número, ano, turma e idade do aluno, por trás, no canto inferior direito.

12. O prazo de entrega dos trabalhos é até ao dia 19 de maio de 2017, sexta-feira.

13. Os critérios de avaliação dos trabalhos são: originalidade (não são aceites cópias de desenhos/personagens já existentes); criatividade (há que dar largas à imaginação); e comunicação (o tipo de desenho, a composição física e psicológica – forma humana ou animal, a postura, a expressividade, emoções, o vestuário, os objetos, símbolos e cores que nos transmitam a mensagem que queremos passar – V. em especial os pontos 2 e 4).

14. Sem prejuízo da atribuição dos prémios do concurso, caso nenhum dos trabalhos apresentados preencha requisitos mínimos de qualidade ou não seja considerado adequado aos objetivos delineados nos pontos 2-9, o júri reserva-se o direito de não atribuir o prémio.

15. O júri do concurso será formado por cinco elementos: o Senhor Diretor do Agrupamento de Escolas, Professor Alberto Barreira, a Professora Bibliotecária Coordenadora Isabel Belchior, a Professora Bibliotecária Luísa Pinto, a Sub-Coordenadora Maria São José Lopes Ramos, de Ciências Físico-Químicas, e o Sub-Coordenador Armando Semedo, de Educação Visual.

16. Será atribuído um primeiro prémio ao melhor trabalho para cada elemento, podendo haver lugar a menções honrosas, que também serão premiadas.

17.  Da decisão do júri não haverá recurso.

18. Os trabalhos vencedores serão divulgados publicamente nos locais habituais.

19. Ao participarem no concurso, os concorrentes aceitam ceder às bibliotecas do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas os direitos de propriedade dos trabalhos selecionados.

20. Todos os trabalhos vencedores serão divulgados na exposição da BE/F/Q: “A Tabela Periódica de Elementos Químicos de Kaycie D.”, no final do ano letivo, em data a definir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s