Posted in Atividades da BE em articulação - 1ºCiclo

Orelhas de borboleta

orelhas-de-borboleta

” A Mara é orelhuda!
– Mãe, tu achas que eu sou orelhuda?
– Não, filha. Tens é orelhas de borboleta.
– E como são as orelhas de borboleta?
– São orelhas que revoluteiam na cabeça e pintam as coisas feias de mil cores.”

O livro de Luísa Aguilar foi apresentado às turmas das escolas do 1.º Ciclo de Montes Claros, Coselhas e Santa Cruz, recorrendo-se a um exercício de leitura expressiva do texto e, em simultâneo, à sua exploração ideológica.

No final, assistiu-se também à leitura animada e digital do livro e realizou-se um pequeno trabalho de expressão plástica, pois cada criança pintou de forma livre um molde  de uma borboleta.

borboletas

Os alunos sabem que “ter as orelhas grandes, o cabelo rebelde, ser alto ou baixo, magro ou rechonchudo… até a mais insignificante característica pode ser motivo de troça entre as crianças”, mas, com imaginação, somos capazes de transformar o que, aparentemente, é um traço negativo num traço positivo, que nos distingue dos outros e nos possibilita aceitar como realmente somos.

Seres que, tal como as borboletas de mil cores que cada criança pintou, são especiais, únicos e diferentes. E aí reside a beleza de cada um de nós.

borboletas

dscf4636

dscf4630

Leitura animada e digital em: https://www.youtube.com/watch?v=3qQtdCEz6J8

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s