Posted in Atividades da Biblioteca, Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Concurso de Criação da Mascote das BE

Para assinalar o Dia Internacional da Biblioteca Escolar, a Biblioteca Escolar (BE) da escola sede, em articulação com o Grupo de Educação Visual, lança o Concurso de Criação da Mascote das Bibliotecas Escolares deste agrupamento.

Tomando como inspiração o patrono do nosso agrupamento de escolas, a mascote chamar-se-á Martim, podendo assumir uma forma humana ou animal,  apresentando uma ou mais características físicas do nosso patrono, o Alcaide-Mor de Coimbra Martim de Freitas (séc. XIII), e deve estar inequivocamente relacionada com as bibliotecas e a leitura.

cartaz-quem-e-o-martim

Então, quem é o Martim? Só tu nos poderás responder com a criação dessa personagem, no estilo de desenho da banda desenhada. Podes (e deves) procurar o apoio do/da teu/tua professor(a) de Educação Visual.

Regulamento do concurso:

1. O concurso de criação de personagem é aberto a todos os alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos.

2. A personagem a criar é o Martim, pelo que deve ser inspirada no patrono do agrupamento de escolas, o Alcaide-Mor de Coimbra Martim de Freitas (séc. XIII), adquirindo uma ou mais características físicas ou do seu vestuário/brasão ou das suas armas.

Para isso, os alunos devem consultar a sua biografia aqui:   http://www.agrupamentomartimdefreitas.com/web/escola/patrono

3. A personagem a criar pode ser humana ou animal, desenhada ao estilo da banda desenhada.

4. A personagem a criar tem de estar inequivocamente associada às bibliotecas e/ou à leitura.

5. As condições acima descritas são obrigatórias. Se as personagens criadas não as cumprirem, não serão consideradas a concurso.

6. A personagem criada deve ser apresentada em suporte papel cavalinho A4, em duas versões: uma versão a preto e branco e uma versão a cores.

7. Podem ser usados lápis de cor, canetas de feltro, aguarela, guache e/ou tinta-da-China.

8. O trabalho a apresentar a concurso é individual.

9. Cada concorrente pode apresentar até três trabalhos – três personagens diferentes candidatas a Mascote das BE.

10. Os trabalhos apresentados a concurso devem ser acompanhados por um curto texto de caracterização da personagem (até 100 palavras).

11. Os trabalhos devem ser devidamente identificados com o nome, número, ano, turma e idade do aluno, por trás, no canto inferior direito.

12. O prazo de entrega dos trabalhos é até ao dia 31 de março de 2017, sexta-feira.

13. Os critérios de avaliação dos trabalhos são: originalidade (não são aceites cópias de desenhos/personagens já existentes); criatividade (há que dar largas à imaginação); e comunicação (o tipo de desenho, a composição física e psicológica – forma humana ou animal, a postura, a expressividade, emoções, o vestuário, os objetos, símbolos e cores que nos transmitam a mensagem que queremos passar – V. em especial os pontos 2 e 4).

14. Sem prejuízo da atribuição dos prémios do concurso, caso nenhum dos trabalhos apresentados preencha requisitos mínimos de qualidade ou não seja considerado adequada aos objetivos delineados nos pontos 2-9, o júri reserva-se o direito de não atribuir o prémio.

15. O júri do concurso será formado por cinco elementos: o Senhor Diretor do Agrupamento de Escolas, Professor Alberto Barreira, a Professora Bibliotecária Coordenadora Isabel Belchior, a Professora Bibliotecária Luísa Pinto, o Sub-Coordenador Armando Semedo, de Educação Visual e o Sub-Coordenador Cesário Santos, de Educação Tecnológica.

16. Será atribuído um primeiro prémio ao melhor trabalho, podendo haver lugar a menções honrosas, que também serão premiadas.

17.  Da decisão do júri não haverá recurso.

18. O trabalho vencedor será divulgado publicamente nos locais habituais.

19. Ao participar no concurso, os concorrentes aceitam ceder às bibliotecas do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas os direitos de propriedade dos trabalhos selecionados.

20. A mascote selecionada será reproduzida em diversos suportes físicos bi e tridimensionais, e digitais, no “site” e blogue das BE, em ações de divulgação e promoção de atividades das bibliotecas deste agrupamento de escolas.

21. Todos os trabalhos vencedores serão divulgados numa exposição, em data a definir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s