Posted in Atividades da BE de Articulação - Pré Escolar, Atividades da BE em articulação - 1ºCiclo, Sem categoria

Dia Mundial da Música

A Biblioteca do Centro Escolar de Montes Claros comemorou o Dia Mundial da Música com uma atividade, coordenada pela professora bibliotecária Luísa e pela professora Rita, de Expressão Musical, a partir da obra de S. Prokofiev “Pedro e o Lobo”. Escrita há cerca de oito décadas, esta obra continua a encantar adultos e crianças.

Os alunos do pré-escolar, do 1.º e do 2.ºanos perceberam como é possível contar uma história a partir da música e identificaram o instrumento musical e o tema associados a cada personagem, tendo como suporte o filme de animação dos estúdios da Disney https://www.youtube.com/watch?v=DGHGIO_4jeQ e a narração de Eunice Muñoz em https://www.youtube.com/watch?v=8ZqKWNyjuHE.

peol

No final, a professora de expressão musical interpretou alguns temas da obra que os alunos identificaram com facilidade, assim como alguns temas musicais infantis.

Já os alunos do 3.º e 4.ºanos assistiram à mais recente adaptação cinematográfica desta obra do compositor russo, distribuída pela ArtHouse MusiK. Exploraram as opções estéticas da realizadora, Suzie Templeton, e compreenderam por que motivo “Pedro é um rapaz que não tem medo de lobos”.

peolobo

Guião didático da obra “Pedro e o Lobo”:

Biblioteca de Coselhas

Também na Biblioteca Escolar de Coselhas comemorámos na passada quarta-feira o Dia Mundial da Música com a mesma atividade a partir da obra de S. Prokofiev Pedro e o Lobo.

Os alunos encantaram-se com a possibilidade de contar uma história a partir da música, identificando a cada passo, o instrumento musical e o tema associados a cada personagem, tendo como suporte o filme de animação dos estúdios da Disney,  a narração de Eunice Muñoz e a mais recente adaptação cinematográfica desta obra do compositor russo, distribuída pela ArtHouse MusiK. Exploraram as opções estéticas da realizadora, Suzie Templeton, e compreenderam por que motivo “Pedro é um rapaz que não tem medo de lobos”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s