Posted in Radar

Gustavo não ganhou mas disse coisas importantes!

                 Realizou-se no sábado, nos estúdios da Valentim de Carvalho, em Lisboa, a gravação da finalíssima do Concurso Nacional de Leitura, com a presença do nosso colega Gustavo Afonso.

                Aconteceu o que era o mais provável: num concurso quase totalmente dependente da sorte, o Gustavo teve um azar tremendo e foi “derrubado” por uma questão que, rigorosamente, não incidia sobre os livros indicados: “Qual o nome do livro de Alice Vieira que lhe garantiu a Estrela de Prata do Prémio Peter Pan, atribuída pela International Board on Books for Young People na Feira do Livro de Gotemburgo” (!).

               Nos breves momentos em que esteve “em palco”, o Gustavo ainda teve tempo para demonstrar categoria, maturidade e “enviar alguns recados” aos organizadores. Pena que o apresentador – José Carlos Malato – não se tenha dignado fazer uma perguntinha sequer ao pai – ao contrário do que aconteceu com todos os outros concorrentes – que foi incansável no seu acompanhamento.

               Regressámos muito frustrados pelo Gustavo que formara expectativas tão elevadas e se esforçou tanto para “oferecer os 30 mil euros à dra. Adélia” (sic) e acabou por passar tanto tempo “a ferver”, à espera de poder responder e falar e mal teve oportunidade de abrir a boca.

              O colega que ganhou – de Santarém – teve a felicidade de responder às primeiras perguntas, mais fáceis, e à última, que todos sabiam. Comprovaram-se, lamentavelmente, os receios que tínhamos apontado: este modelo de concurso não é minimamente fiável para apurar as competências dos alunos no que respeita à leitura, à compreensão, à dissertação – que, supostamente, eram alvo do CNL. Tudo está preparado para o espectáculo, sem grande exigência ou conteúdo cultural, e custa a crer que o PNL tenha “alinhado” nisto, com o argumento de que não podiam prescindir dos patrocínios da RTP. Nem sequer se deram ao trabalho de adaptar o programa “Quem Quer Ser Milionário” à especificidade da situação.

                Os seis finalistas responderam acertadamente a todas as perguntas expectáveis sobre os livros indicados; mas ninguém poderia prever as “perguntas manhosas” (Ex. o nome do grupo de rock alemão (!) ou de um teclista que têm uma música sobre um dos livros…)

                Quem tiver paciência para ver o programa fica informado de que passará na RTP1 nos dias 30 ou 31 de Maio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s